<b>Finanças comportamentais: uma investigação acerca da tomada de decisão dos formandos em administração e ciências contábeis com base nas idéias de higgins</b> - doi: 10.4025/enfoque.v27i3.7340
Résumé
As Finanças Comportamentais são um novo campo de estudos que rejeita a racionalidade dos agentes econômicos adotada pelas Finanças Modernas. O estudo objetiva verificar entre os formandos em Administração e Ciências Contábeis, a questão do “foco de promoção” e “foco de prevenção” descoberta por Higgins em seu artigo “Making a Good Decision: Value from fit”. A pesquisa é exploratória-descritiva, é um estudo prático baseado em um levantamento survey, possui abordagem quali-quantitativa, lógica indutiva e formulação e teste de hipóteses. Assim, a partir da pesquisa, foi diagnosticado que os futuros contadores se sentem mais conservadores do que os futuros administradores quando tomam decisões em uma simulação de “foco de prevenção”. Por outro lado, a segunda hipótese foi refutada, pois os futuros administradores não se sentem mais entusiasmados do que os futuros contadores quando tomam decisões diante de uma simulação de “foco de promoção”.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.