Recomendações do acordo de basiléia e nível de transparência das instituições bancárias: um estudo de aderência
Resumo
O objetivo central deste estudo é verificar o nível de transparência das Instituições Bancárias com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros – BM&FBOVESPA, com relação às recomendações do Basiléia II. A pesquisa se desenvolveu pelo raciocínio dedutivo, por meio de uma pesquisa descritiva, documental, e quantitativa. A população do estudo se constituiu das instituições financeiras (IF) brasileiras. A amostra é definida pelas IF com ações negociadas na BM&FBOVESPA, classificadas no setor de atuação de bancos e resulta do confronto dessa listagem na BM&FBOVESPA com o relatório dos 50 maiores bancos no consolidado do Sistema Financeiro Nacional. A amostra foi composta por 15 Instituições Bancárias. A coleta de dados se efetivou a partir do portal eletrônico das empresas, no link de investidores, governança corporativa. As informações sofreram análise de conteúdo e, após a coleta, os dados passaram pela análise das componentes principais e, por fim, pelo ranqueamento das instituições bancárias que compõem a amostra deste estudo, pelo seu nível de divulgação. Quanto ao nível de transparência das Instituições Bancárias brasileiras pesquisadas, o nível de aderência as recomendações do Basiléia II foi de 53,12%, ou seja, ficou aquém da evidenciação recomendada pelo documento em questão. Com relação à análise dos componentes principais observou-se que três componentes explicam 78,44% de inércia (variância) dos dados. Foi elaborado um ranking de evidenciação das recomendações do documento estudado.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.