Propriedade familiar e o earnings management no Brasil: uma análise sob a ótica do “take a bath” e do “income smoothing”

  • Paulo Sérgio Almeida-Santos Universidade de Brasília(UnB)/Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT)
  • Andréia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Cristian Baú Dal Magro Universidade Regional de Blumenau
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande

Résumé

Devido às características próprias das empresas familiares, estas se diferenciam das companhias não familiares, especialmente, quanto ao seu poder centralizador e conservador, planos estratégicos em longo prazo com o objetivo de perpetuação de seus negócios, salvaguardando o capital do grupo familiar. Por esses e outros motivos, as empresas familiares têm chamado a atenção de pesquisadores, sobretudo, na identificação do nível de relação entre a propriedade familiar e os resultados destas companhias. Oportunamente, o propósito deste artigo teórico-empírico, de natureza quantitativa, do tipo documental e descritivo, consiste em identificar se companhias de propriedade familiar se diferenciam das demais companhias não familiares, quanto à produção média de accruals discricionários, e quanto ao coeficiente de variação dos lucros sobre a variação das vendas; bem como identificar o nível de relação da propriedade familiar com a prática do take a bath (produção de accruals discricionários negativos) e do income smoothing (suavização de resultados) entre as companhias brasileiras de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA®, no período de 2000 a 2010. Os resultados encontrados inicialmente mostram que as empresas familiares tendem a produzir mais accruals discricionários negativos, assim como coeficientes da razão entre a variação dos lucros sobre as vendas acentuadamente mais negativos, fazendo com que estas se diferenciem das demais empresas não familiares. Resultados obtidos por meio da regressão logística, modelos logit e probit, mostram que a propriedade familiar está relacionada positivamente, tanto com a prática do take a bath, quanto com o income smoothing, sendo com este último uma relação mais significativa estatisticamente.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Paulo Sérgio Almeida-Santos, Universidade de Brasília(UnB)/Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT)

Graduado em Ciências Contábeis (PUCPR). Mestrado em Ciências Contábeis (FURB). Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Professor e Pesquisador na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

PPGCONT – Universidade de Brasília

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Dpto. Ciências Contábeis, Bairro Boa Esperança. Cuiabá – MT – 78060-900

E-mail: psalmeidasantos@ufmt.br

Andréia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Graduada em Ciências Contábeis (URI). Mestrado em Ciências Contábeis (FURB). Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

PPGCONT – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

E-mail: andreiacarpesdani@gmail.com

Cristian Baú Dal Magro, Universidade Regional de Blumenau

Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em Ciências Contábeis (UNOCHAPECO). Mestrado em Ciências Contábeis (FURB). Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

PPGCONT – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

E-mail: crisbau@unochapeco.edu.br

Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Ciências Contábeis (UCPEL). Mestrado em Ciências Contábeis (UNISINOS). Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Endereço: Av. Itália, Km 8, s/n, Dpto. Ciências Contábeis, Rio Grande – RS, 96201-900     

E-mail: debora_furg@yahoo.com.br

Publiée
2017-01-20
Comment citer
Almeida-Santos, P. S., Dani, A. C., Dal Magro, C. B., & Machado, D. G. (2017). Propriedade familiar e o earnings management no Brasil: uma análise sob a ótica do “take a bath” e do “income smoothing”. Enfoque: Reflexão Contábil, 36(1), 23-44. https://doi.org/10.4025/enfoque.v36i1.30072
Rubrique
Artigos Originais