Proposta de um modelo de previsão do resultado para o planejamento tributário de pequenas empresas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo integrado de previsão do orçamento de resultado, que auxilie no planejamento tributário de empresas comerciais de pequeno porte. Para isso, o modelo integrado de previsão foi baseado nos métodos Ajuste Exponencial, HoltWinters Aditivo e Multiplicativo e Box Jenkins (ARIMA), que foram aplicados nos dados reais de uma pequena empresa comercial, entre os anos de 2007 e 2014. O modelo integrado foi definido em seis etapas, a fim de demonstrar qual é o melhor método de previsão para cada variável do orçamento de resultado e qual é a melhor alternativa de tributação para a empresa. Os resultados previstos foram comparados com os resultados reais de 2014, demonstrando que o poder preditivo das variáveis foi satisfatório. Após isso, foi elaborado o planejamento tributário com base nas variáveis estimadas, por meio do cálculos dos tributos (ICMS, PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social) e da elaboração da demonstração de resultado, em relação aos seguintes tipos de tributação: SIMPLES Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. O planejamento tributário demonstrou que a opção menos onerosa para a empresa em estudo referente ao exercício de 2014 foi o Lucro Real, o que se mostrou coerente com os resultados reais apresentados pela empresa nesse exercício. Por fim, conclui-se que o modelo de previsão integrado na composição de um orçamento e no planejamento tributário, possui utilidade na tomada de decisão tributária, mostrando-se eficiente para o planejamento orçamentário e tributário.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.