Motivação de alunos de graduação em Ciências Contábeis ao longo do curso
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública apresentam mudanças significativas nos níveis de motivação durante o curso à luz da Teoria da Autodeterminação. A amostra foi composta por 91 estudantes que participaram da pesquisa entre os anos de 2014 e 2016 de uma universidade pública brasileira. Inicialmente, por meio da análise fatorial exploratória, foram identificados os fatores relativos aos tipos motivacionais. Posteriormente, foram calculados os escores médios dos estudantes, os quais foram comparados por meio do teste Wilcoxon nos dois momentos. Por fim, foram analisadas diferenças entre as médias dos escores fatoriais por meio do teste Mann-Whitney U para as variáveis demográficas (turno, gênero, vínculo ao mercado de trabalho e participação em atividades acadêmicas). Os resultados demonstraram que os fatores relativos à motivação extrínseca por regulação externa e relativos à desmotivação apresentaram diferenças significativas entre as médias nos dois momentos investigados. Esses resultados são preocupantes, pois o aumento da desmotivação pode ter reflexos no rendimento acadêmico e nas taxas de evasão do curso. Assim, sugere-se que possíveis estratégias de manutenção ou aumento dos níveis motivacionais dos alunos ao longo do curso sejam investigadas.
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