Qualidade do conselho de administração em companhias brasileiras de capital aberto
Resumo
O Conselho de Administração é o principal órgão no sistema de governança corporativa que, deliberando sobre a continuidade da empresa, se tornou uma exigência de mercado. Os estudos que tratam do índice de governança corporativa trazem o Conselho de Administração como um órgão interno desse índice. O estudo inova metodologicamente ao construir o Índice de Qualidade do Conselho de Administração, elaborando uma métrica com 40 itens de acordo com as Melhores Práticas de Governança IBGC (2015), dividida em 4 categorias alicerçadas nos estudos de Zahra e Pearce (1990) que definem como atributos que afetam a performance do Conselho de Administração: (i) a estrutura que define a organização; (ii) a composição que trata do tamanho do conselho; (iii) as características que apontam informações sobre experiência profissional; (iv) os processos da tomada de decisão e os procedimentos de monitoramento das relações entre gestores e investidores. A amostra é composta por 85 empresas internacionalizadas, com país sede Brasil, em painel balanceado, distribuídas no período de 2012 a 2016, com informações coletadas nos Formulários de Referência. O Índice de Qualidade do Conselho de Administração foi validado internamente através do alfa de Cronbach por ano e categoria. Os resultados permitiram a elaboração de gráficos por categorias, setores e itens do índice, evidenciando a evolução ao longo dos anos das Categorias Características e Processos e o engessamento das categorias Estrutura e Composição. O estudo ratifica o Conselho de Administração como principal órgão da Governança Corporativa que delibera sobre a continuidade da empresa e representa uma solução de mercado para amenizar os problemas de agência nas organizações.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.