Desempenho de mercado e a distribuição de dividendos em empresas pertencentes ao BRICS
Resumo
Este estudo objetivou analisar a influência do desempenho de mercado na distribuição de dividendos de empresas pertencentes ao BRICS. Realizou-se pesquisa descritiva, documental e quantitativa, por meio da regressão de dados em painel. A amostra constituiu-se de 299 empresas do Brasil, 636 da Rússia, 1195 da Índia, 1807 da China e 271 da África do Sul. Os resultados indicaram diante da influência do desempenho de mercado na distribuição de dividendos que o índice PCD apresenta influência na distribuição de dividendos de empresas do Brasil, Rússia, China e África do Sul e o índice PSR revelou-se significativo e positivo para esta relação na Índia e África do Sul. A taxa de inflação, assimetria de informação e o desempenho de mercado, apresentaram influência na distribuição de dividendos nas empresas dos países da China e África do Sul. Estes resultados revelam que os fatores macroeconômicos e de assimetria de informação não podem ser desconsiderados, pois auxiliam na explicação do comportamento das empresas no mercado financeiro. Concluiu-se que há influência do desempenho de mercado na determinação do pagamento de dividendos nos países BRICS, pois os resultados revelaram que quanto maior é o índice PSR que indica o valor do patrimônio em relação as receitas das empresas e o índice PDC que representa a proporção dos lucros que são destinados aos acionistas, mais favorável tende a ser a distribuição de dividendos. A contribuição da pesquisa é o estabelecimento de uma relação direta entre desempenho de mercado e distribuição de dividendos. Os resultados auxiliarão os gestores e investidores na tomada de decisões financeiras.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.