O efeito do enquadramento de ênfase das narrativas na propensão de investimento
Résumé
Obejtivo: Este estudo tem o objetivo de analisar o efeito do enquadramento de ênfase das narrativas contábeis na propensão de investimento do usuário.
Método: Realizou-se um experimento com 247 estudantes de duas Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. Foram aplicadas 5 versões espelhadas do questionário, modificando-se apenas as narrativas contábeis ao realizar o enquadramento de ênfase ou a utilização de informações gráficas. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e quatro regressões Tobit.
Originalidade/Relevância: A adição de cenários com representação gráfica como forma de comunicar e verificar a propensão de investimentos pode ser melhor compreendida pelo usuário se comparado com elementos textuais, o que não é tratado em estudos similares encontrados. A pesquisa torna-se relevante também por verificar aspectos comportamentais e sua influência nas preferências e escolhas de investimentos das pessoas.
Resultados: Os resultados apontam que tanto a adoção de narrativa quanto informações gráficas reforçam a decisão inicial do decisor, seja ela a propensão de investir ou não em determinada empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: O estudo contribui por demonstrar as formas e as diferenças de influência que o enquadramento de ênfase tem sobre a propensão de investimento. Contribui também ao alertar tanto os preparadores quanto os usuários das informações sobre o potencial de influência nos resultados, por meio dos tipos de enquadramento de ênfase.
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