O retorno dos brasiguaios
Resumo
Recentemente a problemática dos “brasiguaios” voltou a figurar nas páginas da grande imprensa brasileira. A bola da vez foi o acampamento dos brasiguaios no município de Itaquiraí – MS. Aproveitando o momento, este texto analisa, de um lado, o processo de imigração brasileira na Região Fronteiriça Oriental do Paraguai, em decorrência do fechamento da fronteira agrícola no estado do Paraná entre as décadas de 1960 e 1970, gerando a expulsão, e dos incentivos dados pelo governo de Stroessner à imigração brasileira como fator de atração. Por outro, discute a configuração de um novo processo migratório com sinais invertidos a partir de meados da década de 1980. Com a conclusão dos trabalhos de desflorestamento e limpeza dos terrenos, as terras disponíveis para os contratos de arrendamento progressivamente chegaram ao fim. Excluídos do acesso a terra, restou aos brasiguaios o trabalho assalariado nas médias e grandes propriedades, nos silos e nas cidades. Enfim, a mecanização da agricultura, a incorporação da pequena propriedade pelas grandes e a ausência dos direitos trabalhistas e sociais têm levado os brasiguaios, há mais de 20 anos, a buscar o caminho de volta e a lutar pela terra no Brasil.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.