Hermenêutica e educação: o sentido gadameriano de diálogo ressignificando as relações pedagógicas

  • Raimundo José Barros Cruz UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Palavras-chave: Hermenêutica, Educação, Racionalidade, Diálogo

Resumo

O significativo êxito alcançado pela Hermenêutica no interior do debate atual das ciências deve-se a seu posicionamento crítico sobre o modo de pensar e proceder das ciências naturais, e à tendência legitimadora de um sujeito racional, dominador dos contextos possíveis. Tratar das relações pedagógicas, tomando o diálogo hermenêutico como condição e mediação indispensáveis ao processo de formação e educação do envolvidos no processo pedagógico, remete-nos, portanto, ao enfrentamento crítico das estruturas monológicas de uma sociedade contemporânea reveladora da incapacidade para o diálogo. A Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, será terreno fértil para que a discussão seja levada em frente; ajudando-nos a pensar as relações pedagógicas numa perspectiva dialógica rompendo com qualquer pretensão dominadora, contribuindo para a fundamentação de uma educação pautada no crescimento mútuo e construção de infinitos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo José Barros Cruz, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
1 -Possui graduação em FILOSOFIA - pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 2 - Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) 3 - Graduado em TEOLOGIA pelo ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral - Passo Fundo/RS. 4 - Licenciado em MÚSICA pela Faculdade de Artes e Comunicação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 5 - MESTRADO EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 6 - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Núcleo de Pesquisa Sobre Filosofia e Educação - UPF. 7 - Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Teorias da Ação e Educação e Iluminismo e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo e do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação PUC RS.
Publicado
2010-09-05
Como Citar
Cruz, R. J. B. (2010). Hermenêutica e educação: o sentido gadameriano de diálogo ressignificando as relações pedagógicas. Revista Espaço Acadêmico, 10(112), 43-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10309