Amazônia Euclidiana

  • Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães
Palavras-chave: NARRATIVA, HISTÓRIA E NATUREZA

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar o discurso de Euclides da Cunha sobre a Amazônia, localizando sua narrativa literária no tempo-espaço amazônico, a partir de sua viagem como chefe da Comissão Mista Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus (1905), atentando para o processo de recriação social da Belle Époque, promovido pelas transformações materiais e espirituais no início do século XX na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA); possui Mestrado em História Social da Amazônia também pela UFPA. Atualmente, é professora substituta no Curso de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência em Ensino Superior, Educação Profissional e Pesquisa em História. Atuando na Área de História da Amazônia com as temáticas: Círculos intelectuais amazônicos, Cultura e Política na Amazônia e História e Natureza.

Publicado
2010-12-06
Como Citar
Guimarães, I. V. P. de F. (2010). Amazônia Euclidiana. Revista Espaço Acadêmico, 10(117), 32-39. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10437