Gestão da comunicação no turismo: o caso da Embratur

  • Helton Luiz Damas Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Sociedade, Impacto, Cultura, Governança Pública.

Resumo

Atualmente, pode-se verificar que ainda há muitos esclarecimentos a serem feitos sobre como o Brasil conseguiu construir a imagem que hoje tem diante do mundo. O nosso país possui características singulares que por muito tempo foram exploradas pela Embratur. Dessa forma, muito mais do que desenvolver o turismo, a Embratur foi e continua sendo um importante interlocutor entre o Brasil e o mundo, tendo uma participação significativa na formação da imagem do país no exterior. Constituída na década de 1960, logo após o Golpe de 1964, a Embratur teve como missão principal projetar a imagem do Brasil no exterior, para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e paralelamente desvincular do país a imagem negativa que a ditadura estava criando no mundo. Ao mesmo tempo em que a Embratur desenvolveu ações na promoção internacional do turismo brasileiro ela acabou por construir uma imagem do Brasil aos olhos de quem não conhece a realidade do país. Os questionamentos que são feitos em torno da Embratur, só poderão ser respondidos se analisarmos quais eram as reais motivações de suas campanhas publicitárias e se ela conseguiu cumprir com o seu papel de mostrar a realidade do Brasil.

 

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Biografia do Autor

Helton Luiz Damas, Universidade Estadual Paulista
O pesquisador possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Rosana (2007), desenvolve projetos acadêmicos com as seguintes temáticas: turismo, patrimônio cultural e comunicação.
Publicado
2010-08-13
Como Citar
Damas, H. L. (2010). Gestão da comunicação no turismo: o caso da Embratur. Revista Espaço Acadêmico, 10(112), 121-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10667