A volta do Estado
Resumo
Após um quarto de século de reino absoluto do neoliberalismo, exaltando as virtudes do “mercado”, do livre comércio e da mobilidade irrestrita do capital que levaram à globalização celebrada no “Consenso de Washington” (1982) e qualificada por Francis Fukuyama como “O fim da História”, eis que a presença do Estado na economia está sendo exigida e até implorada por governos e empresas em todas as latitudes. O economista alemão, Georg Friedrich List (1789 – 1846) foi o precursor de uma corrente no pensamento econômico, defendendo o protecionismo pelo Estado de indústrias nascentes, sem condições de conter a concorrência de empresas estrangeiras. Sua obra inspirou os teóricos do desenvolvimento até o século XX e foi a mais traduzida com exceção dos livros de Karl Marx.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.