Implicações metodológicas em processos de pesquisa em Educação Popular

  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: pesquisa, metodologias, sujeitos, sociedade

Resumo

As metodologias, nos seus mais variados formatos, servem para responder ou problematizar questões colocadas pela centralidade de processos investigativos e, por esse motivo tem sido motivo de (pre) ocupação constante de pesquisadores e pesquisadoras. Por meio desse ensaio nos propusemos refletir acerca da questão metodológica, e, acima de tudo, questionar para que fins são realizadas as pesquisas nos dias atuais, na chamada sociedade  globalizada e do conhecimento. Um dos questionamentos centrais diante do estudo das diferentes possibilidades de metodologias, de pesquisa e de sujeitos a serem pesquisados é, seguramente, pesquisar para quê? Ou: o que minha pesquisa contribui para que tenhamos mais vida? A partir das reflexões e indagações pessoais e coletivas, consideramos relevante sublinhar que a escolha da metodologia não se dá aleatoriamente ou pelo fato de o (a) pesquisador (a) simpatizar com esta ou aquela. Pesquisar, nos dias atuais, significa, acima de tudo, considerar a sociedade em que se vive para poder perceber as limitações, interferências e progressos possíveis que atravessam tanto a pesquisa quanto as metodologias.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dedagoga, educadora popular, feminista e camponesa
Publicado
2011-03-21
Como Citar
Conte, I. I. (2011). Implicações metodológicas em processos de pesquisa em Educação Popular. Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 124-129. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11394