Imprensa Integralista: uma discussão acerca de sua importância para a expansão da Ação Integralista Brasileira
Resumo
É reconhecido por todos, hoje, a importância central desempenhada pela imprensa na propaganda política. De acordo com Leal, a propaganda política moderna tem suas origens na Rússia, com a Revolução Russa, e na Alemanha, com o Nazismo. Já no Brasil, segundo Oliveira, a Ação Integralista Brasileira (AIB) foi o primeiro movimento/partido que utilizou a imprensa de forma sistemática e radical, pois até então, tais movimentos e partidos mantinham jornais muito mais informativos do que doutrinários. Assim, no que se refere à propaganda política no Brasil, podemos dizer que foram os camisas-verdes os primeiros a pô-la em prática.
A AIB foi um movimento de extrema-direita, surgido no conturbado período entre-guerras, que teve fortes influências fascistas. Como tais, utilizou largamente da imprensa visando a difusão de sua doutrina, a arregimentação de novos militantes e, ainda, estabelecer uma padronização tanto na difusão ideologia, quanto na estruturação do movimento.
No presente trabalho, utilizando como referência a bibliografia existente sobre o Integralismo e sobre a Imprensa Integralista, buscamos levantar elementos para uma discussão acerca de como a AIB utilizou os meios de comunicações visando atingir os objetivos anteriormente citados e, finalmente, refletir acerca da importância de tais meios para a expansão do movimento.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.