O Brasil no “espelho do México”: visões da Revolução Mexicana na imprensa brasileira (1910-1914)
Resumo
Este artigo analisa as abordagens sobre o processo revolucionário mexicano veiculadas por alguns dos principais jornais brasileiros: O Estado de São Paulo; Minas Gerais; Gazeta de Notícias e O Imparcial, do Rio de Janeiro. Comparamos as interpretações e posicionamentos assumidos pelos grandes diários em relação a uma revolução de forte cunho social, que envolvia demandas e reivindicações semelhantes às existentes no Brasil. Apesar de pertencerem a um mesmo lugar social, os jornais abordaram o processo revolucionário mexicano de maneiras muito distintas e seus posicionamentos em relação ao México refletiram as diferentes posturas assumidas pelos produtores dos diários nos debates políticos que marcavam o cenário brasileiro. Analisamos também como os episódios da intervenção estadunidense no México revolucionário e da ação diplomática conjunta de Brasil, Argentina e Chile para a mediação do conflito entre os países do norte incidiram nas discussões desenvolvidas pelos jornais sobre a questão continental.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.