A missão de Santa Teresa: a exclusão dos indígenas na história da fundação da cidade de Imperatriz (MA)

  • Francisco Chagas Vieira Lima Júnior Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Missão. Colonialismo. Catequese. Exclusão.

Resumo

O presente artigo aborda as origens da cidade de Imperatriz-MA, focando o caráter catequista da atividade missionária de Frei Manoel Procópio como elemento que possibilitou o processo de colonização da região do Alto Tocantins. Assim, pretende apresentar indícios de que a cidade de Imperatriz-MA não foi fundada originalmente como uma colônia civil-militar, mas como uma missão relacionada ao processo de apaziguamento dos nativos da região. Desse modo, explica que tal imagem foi suplantada por uma imagem distinta, consagrada na historiografia oficial, forjada por interesses políticos e por ideologias etno-exclusivistas que vieram a desfigurar a história original da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Chagas Vieira Lima Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / CESI. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA / CCSST. Pós-graduando em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

Publicado
2011-03-21
Como Citar
Lima Júnior, F. C. V. (2011). A missão de Santa Teresa: a exclusão dos indígenas na história da fundação da cidade de Imperatriz (MA). Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 152-162. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11513