A missão de Santa Teresa: a exclusão dos indígenas na história da fundação da cidade de Imperatriz (MA)
Resumo
O presente artigo aborda as origens da cidade de Imperatriz-MA, focando o caráter catequista da atividade missionária de Frei Manoel Procópio como elemento que possibilitou o processo de colonização da região do Alto Tocantins. Assim, pretende apresentar indícios de que a cidade de Imperatriz-MA não foi fundada originalmente como uma colônia civil-militar, mas como uma missão relacionada ao processo de apaziguamento dos nativos da região. Desse modo, explica que tal imagem foi suplantada por uma imagem distinta, consagrada na historiografia oficial, forjada por interesses políticos e por ideologias etno-exclusivistas que vieram a desfigurar a história original da cidade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.