Nunca é muito tarde para a razão: notas sobre solidariedade em Hans-Georg Gadamer

  • Raimundo Rajobac UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Palavras-chave: Hermenêutica. Solidariedade. Práxis Social.

Resumo

O tema da solidariedade tal como é pensado por Gadamer merece uma atenção especial, justamente pelo fato do mesmo nos ajudar a pensarmos as relações humanas de forma a superar estruturas monológicas e posições de supremacia, características da modernidade. A produtividade do conceito gadameriano de solidariedade justifica-se, pelo fato de o mesmo, se encontrar profundamente entranhado na malha (tradição) da vida social e oferecer uma esperança realista para a expansão das formas de mutualidade e do comum, nas quais a solidariedade em si depende. Experimentar uma nova solidariedade significa, portanto, criar novas saídas, explorar novos recursos e recursos já existentes que ajude a humanidade a salvar a si mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Rajobac, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
1 -Possui graduação em FILOSOFIA - pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 2 - Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) 3 - Graduado em TEOLOGIA pelo ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral - Passo Fundo/RS. 4 - Licenciado em MÚSICA pela Faculdade de Artes e Comunicação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 5 - MESTRADO EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 6 - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Núcleo de Pesquisa Sobre Filosofia e Educação - UPF. 7 - Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Teorias da Ação e Educação e Iluminismo e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo e do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação PUC RS.
Publicado
2011-01-21
Como Citar
Rajobac, R. (2011). Nunca é muito tarde para a razão: notas sobre solidariedade em Hans-Georg Gadamer. Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 137-143. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11696