O Estado de Sergipe: da urbanização à formação metropolitana
Resumo
A análise das transformações sócio-espaciais que tiveram como conseqüência a necessidade do planejamento de uma nova capital e do crescimento urbano acelerado desta a partir do estudo e compreensão do processo de desenvolvimento da urbanização no Estado de Sergipe é o principal objetivo do presente artigo. Como o município de São Cristovão não oferecia as condições estruturais e administrativas que oportunizasse a independência comercial de Sergipe em relação ao porto comercial baiano, Aracaju surge justamente com essa função e por isso sua construção tem grande influência do poder público que almejava um maior dinamismo econômico do estado através dos novos portos que posicionariam Sergipe nas rotas de comércio internacional. O rápido crescimento urbano do estado de Sergipe se caracteriza por um processo de desenvolvimento acentuado e concentrado, o que permitiu a formação de aglomerações urbanas no entorno da capital, desencadeado pelo reconhecimento da região metropolitana de Aracaju.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.