O cinema como campo de experimentação do pensamento

  • Evelyn Fernandes Azevedo Faheina Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Gilles Deleuze. Cinema-pensamento. Pedagogia da imagem cinematográfica.

Resumo

Este artigo reflete sobre a relação cinema-pensamento a partir das discussões de Gilles Deleuze em “Cinema II” (2007). Seu objetivo é desenvolver a compreensão de que o cinema pensa, através de seus autores, e nos faz pensar por seu intermédio. Ao difundir imagens, ou melhor, ao problematizar histórias, o cinema revela sua intencionalidade consubstanciada na comunicação de certos saberes, informações e conhecimentos que poderão ser apropriados pelos espectadores ao entrar em contato com a imagem fílmica. Ressalta-se, contudo, que quando se trata de utilizar pedagogicamente o filme em situações de aprendizagem não basta possibilitar o simples contato do espectador com a obra fílmica. É preciso problematizar as situações-problemas vistas em tela e extrair-lhes seu/s conceito/s-imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba
Pedagoga e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB
Publicado
2011-02-17
Como Citar
Faheina, E. F. A. (2011). O cinema como campo de experimentação do pensamento. Revista Espaço Acadêmico, 10(119), 78-85. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12018