Abordagem multiparadigmática em administração: a busca de uma melhor compreensão da complexidade organizacional

  • Douglas Moraes Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabiano André Gonçalves Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Ensino. Curricular. Paradigma. Pedagógico. Pesquisa.

Resumo

As mudanças estruturais ocorridas no mundo nas décadas de 70 e 80 tornaram as teorias sociais até então existentes insuficientes para explicar as complexas relações surgidas nesse período. Simultaneamente passam a ganhar espaço nos estudos organizacionais outras vertentes que buscam compreender as diversas representações disponíveis no contexto organizacional. O presente estudo tem como objetivo, por meio de um ensaio teórico, evidenciar a necessidade de uma reformulação curricular no curso de administração em direção a uma proposta multiparadigmática. O trabalho conclui que o avanço da ciência da Administração para uma melhor compreensão da realidade organizacional torna-se mais viável através do redirecionamento das pesquisas e do ensino em Administração rumo a uma perspectiva multiparadigmática de análise. Tendo em vista esta análise, a pesquisa aponta para necessidade de investigar mais a fundo a estrutura acadêmica brasileira no que se refere ao ensino e pesquisa em administração para que a partir daí se possa construir uma proposta contextualizada de estrutura pedagógico-curricular para o curso de Administração no sentido de uma abordagem multiparadigmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Moraes Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Tutor do curso de Esp. em Gestão Municipal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Fabiano André Gonçalves Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2011-06-02
Como Citar
Bezerra, D. M., & Silva, F. A. G. (2011). Abordagem multiparadigmática em administração: a busca de uma melhor compreensão da complexidade organizacional. Revista Espaço Acadêmico, 11(124), 37-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12116