Mídia e educação: reflexões sobre a propaganda da propaganda

  • Iara Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Formação de Professores, Propaganda, Estudos Culturais, Cultura Popular

Resumo

Este artigo analisa os fragmentos da noção de cultura divulgada pela campanha publicitária veiculada na televisão. O objetivo é discutir o consumismo de bens materiais e simbólicos pela via da sedução da propaganda destinada a um grande público. As proposições teóricas de Ellsworth, Hall, Kellner entre outros possibilitam uma análise do discurso para pensar uma educação para a mídia no espaço escolar.  A indústria midiática atua no processo de subjetivação dos indivíduos e estimula a cultura do consumo. Considera relevante a formação de professores e professoras para decodificação das mensagens midiática, a fim de realizar de uma leitura critica e consciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é mestranda pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, pesquisa àreas relacionadas a mídia na educação e formação de professores.
Publicado
2011-03-19
Como Citar
Gomes, I. O. (2011). Mídia e educação: reflexões sobre a propaganda da propaganda. Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 87-98. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12465