Entrevistas individuais e grupos focais: alguns cuidados ético-metodológicos

  • Felipe Tavares Paes Lopes Universidade de São Paulo
  • Mariana Prioli Cordeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: entrevistas, grupo focal, metodologia, habitus, ética.

Resumo

Neste artigo, apoiando-nos principalmente em reflexões de Pierre Bourdieu, discutiremos como e em que medida podemos reduzir a “violência simbólica” na realização de entrevistas individuais ou centradas em grupos focais, visando a contribuir para a problematização dos aspectos teóricos, metodológicos, éticos e práticos a respeito do trabalho de campo na pesquisa de abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade de São Paulo

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente realiza estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mariana Prioli Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado
2011-05-08
Como Citar
Lopes, F. T. P., & Cordeiro, M. P. (2011). Entrevistas individuais e grupos focais: alguns cuidados ético-metodológicos. Revista Espaço Acadêmico, 11(123), 58-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12486