Comuna Republicana ou Comuna Operária?

  • Armando Boito Jr. Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Comuna de Paris, Política, Poder, Marxismo, Historiografia

Resumo

A Comuna de Paris de 1871 foi o poder revolucionário que governou aquela cidade durante o curto período de 18 de março a 28 de maio. Apesar de ter durado apenas 72 dias, a Comuna é um episódio muito importante e discutido. Diversos aspectos relativos ao episódio e às suas conseqüências têm grande interesse. Neste pequeno texto, iremos apresentar uma nota breve sobre a questão da natureza política e social da Comuna, tema que é, ao mesmo tempo, de ordem teórica, historiográfica e política. Essa discussão ganha especial interesse se recordarmos que, a partir da década de 1960, historiadores de língua inglesa e historiadores franceses procuraram desacreditar a tese segundo a qual a Comuna teria sido a primeira experiência de um poder operário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Boito Jr., Universidade Estadual de Campinas
Professor de Ciência Política do IFCH da Unicamp e organizador do livro A Comuna de Paris na história, São Paulo, Editora Xamã, 2001.
Como Citar
Boito Jr., A. (1). Comuna Republicana ou Comuna Operária?. Revista Espaço Acadêmico, 10(118), 10-15. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12530
Seção
DOSSIÊ - COMUNA DE PARIS: 140 ANOS (Orgs.: Antonio Ozaí da Silva e João Alberto da Costa Pinto)