Iluminismo pedagógico: educação e adolescência no Livro III Do Emílio de Rousseau
Resumo
O objetivo desse artigo constitui-se em investigar o conceito de educação na adolescência, tomando como referência o livro III da obra Emílio ou da Educação de J.J Rousseau. O estudo parte de um olhar sobre os dois primeiros livros, nos quais Rousseau defende a idéia de que devem ser oportunizadas para a criança condições apropriadas para que ela possa preencher suas necessidades a fim de tornar-se forte e bem desenvolvida. Ao chegar à adolescência, torna-se indispensável que o educador prepare o educando de modo que suas ações o centralizem no que seja verdadeiramente proveitoso, adequando-lhe, assim, a um desenvolvimento saudável, praticando ações oportunas que se ajustem às suas condições e probabilidades. Nesta fase, o seu corpo se encontra forte e robusto, deparando-se com habilidades e disposições que ultrapassam suas próprias necessidades. Por isso, é indispensável acompanhar seu desenvolvimento natural, biológico e cognitivo, que convida o educador a estimulá-la para o estudo, trabalho e acontecimentos naturais.
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