Iluminismo pedagógico: educação e adolescência no Livro III Do Emílio de Rousseau

  • Simone Romani UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • Raimundo Rajobac
Palavras-chave: Iluminismo. Educação. Adolescência. Rousseau.

Resumo

O objetivo desse artigo constitui-se em investigar o conceito de educação na adolescência, tomando como referência o livro III da obra Emílio ou da Educação de J.J Rousseau. O estudo parte de um olhar sobre os dois primeiros livros, nos quais Rousseau defende a idéia de que devem ser oportunizadas para a criança condições apropriadas para que ela possa preencher suas necessidades a fim de tornar-se forte e bem desenvolvida. Ao chegar à adolescência, torna-se indispensável que o educador prepare o educando de modo que suas ações o centralizem no que seja verdadeiramente proveitoso, adequando-lhe, assim, a um desenvolvimento saudável, praticando ações oportunas que se ajustem às suas condições e probabilidades. Nesta fase, o seu corpo se encontra forte e robusto, deparando-se com habilidades e disposições que ultrapassam suas próprias necessidades. Por isso, é indispensável acompanhar seu desenvolvimento natural, biológico e cognitivo, que convida o educador a estimulá-la para o estudo, trabalho e acontecimentos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Romani, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Mestre em educação pelo programa de pós-graduação da faculdade de educação - UPF(2010) integrando a linha de pesquisa fundamentos da educação. Participante do núcleo de pesquisa em filosofia e educação (NUPEFE-UPF), racionalidade e formação (PUC-RS) e iluminismo e pedagogia (UPF). Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (1999) e especialização em treinamento personalizado pela mesma instituição (2002). É professora efetiva de educação física vinculada a secretaria municipal de educação de Marau/RS. Tem experiência na área de educação física com ênfase em atividade física para a terceira Idade, dança livre, recreação e também na área de educação direcionada à educação física na escola e para o ensino superior.
Raimundo Rajobac
Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. Doutorando em Educação pela PUCRS e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Licenciatura em Música (UPF), Filosofia (URI/UPF) e Teologia (ITEPA).
Publicado
2011-07-29
Como Citar
Romani, S., & Rajobac, R. (2011). Iluminismo pedagógico: educação e adolescência no Livro III Do Emílio de Rousseau. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 103-109. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12538