Reflexões sobre o processo de mediação e a transformação de identidades em assentamentos rurais

  • Marcelo Leles Romarco Oliveira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Entorno do Distrito Federal, ocupações de terra, Padre Bernardo e Goiás.

Resumo

Este ensaio procura trazer algumas reflexões sobre a ação dos mediadores na formação dos assentamentos rurais e na contribuição destes para a constituição de identidade dos assentados. Não resta dúvida que no processo de luta por terra existam diferenciações de valores culturais, de objetivos e um emaranhado tipo de redes de relações que se constituem antes e durante a formação do assentamento. Nesse sentido, parece-nos um bom encaminhamento para a reflexão argumentar que os mediadores envolvidos no processo de luta por terra acabam desempenhando um papel fundamental, tanto na constituição dos assentamentos rurais quanto na definição de suas formas de organização social e econômica o que acaba contribuindo para a transformação e o fortalecimento da consciência de uma identidade coletiva, ou uma identidade de grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leles Romarco Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
Doutor em Ciências, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), professor de Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2011-05-08
Como Citar
Oliveira, M. L. R. (2011). Reflexões sobre o processo de mediação e a transformação de identidades em assentamentos rurais. Revista Espaço Acadêmico, 11(123), 161-169. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12642