Reflexões sobre o processo de mediação e a transformação de identidades em assentamentos rurais
Resumo
Este ensaio procura trazer algumas reflexões sobre a ação dos mediadores na formação dos assentamentos rurais e na contribuição destes para a constituição de identidade dos assentados. Não resta dúvida que no processo de luta por terra existam diferenciações de valores culturais, de objetivos e um emaranhado tipo de redes de relações que se constituem antes e durante a formação do assentamento. Nesse sentido, parece-nos um bom encaminhamento para a reflexão argumentar que os mediadores envolvidos no processo de luta por terra acabam desempenhando um papel fundamental, tanto na constituição dos assentamentos rurais quanto na definição de suas formas de organização social e econômica o que acaba contribuindo para a transformação e o fortalecimento da consciência de uma identidade coletiva, ou uma identidade de grupo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.