As atividades práticas como instrumentos do processo de aprendizagem significativa - enfoque ao curso de Direito

  • Ricardo Lorenzi Pupin Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: Ensino significativo, ensino jurídico, práticas jurídicas, construtivismo, pensamento cartesiano, pensamento holístico.

Resumo

Essa reflexão tem a intenção de abordar as concepções pedagógicas do ensino significativo e sua pertinência ao ensino jurídico. Pondera a necessária superação do paradigma do pensamento cartesiano para uma visão da realidade como uma rede inseparável de relações para que possa permitir uma proposta pedagógica preocupada com a formação integral do indivíduo. Alerta sobre a necessidade da mudança de postura e aquisição de novas habilidades de ensinar pelo docente para que seja possível a efetiva manutenção dessa proposta pedagógica. Aponta as práticas no curso jurídico como mecanismo capazes de integrar os estudantes de Direito à realidade das profissões jurídicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lorenzi Pupin, Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba
Mestre em Direito pela UNIMEP; Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pelo IBET, graduação em Direito pela Unimep, professor do Unisal-Americana, professor convidado da pós-graduação "lato sensu" da Unimep, Advogado e Contabilista.
Publicado
2011-06-20
Como Citar
Pupin, R. L. (2011). As atividades práticas como instrumentos do processo de aprendizagem significativa - enfoque ao curso de Direito. Revista Espaço Acadêmico, 11(124), 67-75. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12724