Perspectivas do sindicalismo nas universidades
Resumo
Num país onde nossas lideranças políticas são alheias ao grande significado da universidade pública para a nossa soberania, como entidade responsável não só pela formação de nossos quadros científicos e tecnológicos, mas pela criação, desenvolvimento e socialização do saber, um Movimento Docente (MD) que una uma categoria com uma enorme, mas saudável, pluralidade ideológica, está, sem dúvida, no caminho de acesso para a construção desta soberania. Neste artigo discute-se a história do sindicalismo universitário, desde a sua origem no período da ditadura militar, culminando com o período atual caracterizado pelo aparelhamento político-partidário dos sindicatos, pelo distanciamento de nossas lideranças sindicais de suas bases e, em conseqüência, pelo enfraquecimento do MD na defesa das questões fundamentais para os professores.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.