Perspectivas do sindicalismo nas universidades

  • Paulo Cesar Philippi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Armando de Mello Lisboa Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: sindicalismo público, universidades no Brasil, professores de universidades públicas

Resumo

Num país onde nossas lideranças políticas são alheias ao grande significado da universidade pública para a nossa soberania, como entidade responsável não só pela formação de nossos quadros científicos e tecnológicos, mas pela criação, desenvolvimento e socialização do saber, um Movimento Docente (MD) que una uma categoria com uma enorme, mas saudável, pluralidade ideológica, está, sem dúvida, no caminho de acesso para a construção desta soberania. Neste artigo discute-se a história do sindicalismo universitário, desde a sua origem no período da ditadura militar, culminando com o período atual caracterizado pelo aparelhamento político-partidário dos sindicatos, pelo distanciamento de nossas lideranças sindicais de suas bases e, em conseqüência, pelo enfraquecimento do MD na defesa das questões fundamentais para os professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Philippi, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia Mecânica. Com Doutorado em 1980 é pesquisador I-A do CNPq. Foi Secretário Geral da Apufsc-Sindical no período 2008-2010 e, presentemente, é membro do Grupo de Trabalho de Política Sindical da Apufsc (GTPS).
Armando de Mello Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Com Doutorado em Sociologia Econômica, foi Presidente da Apufsc-Sindical no período 2006-2010 e, presentemente, é membro do Grupo de Trabalho de Política Sindical da Apufsc (GTPS).
Publicado
2011-07-08
Como Citar
Philippi, P. C., & Lisboa, A. de M. (2011). Perspectivas do sindicalismo nas universidades. Revista Espaço Acadêmico, 11(123), 184-196. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12725