História dos Conceitos: fundamento teórico-metodológico para construção da historiografia

  • Leonardo Venicius Parreira Proto Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: história dos conceitos, historiografia e hermenêutica

Resumo

O presente texto visa debater o campo teórico da história a partir de uma abordagem teórico-metodológica. Essa abordagem, denominada como história dos conceitos tem na academia alemã um forte referencial e nos trabalhos do historiador Reinhart Koselleck uma intensa pesquisa e fundamentação, reconhecido como um dos pilares para os estudos contemporâneos de história dos conceitos. Outro ponto fundamental é relacionado às convergências entre história dos conceitos e hermenêutica, visto que na Alemanha existe uma forte tradição condizente ao pensamento hermenêutico.

 

Palavras-Chaves: história dos conceitos, historiografia e hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Venicius Parreira Proto, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Licenciado e Bacharel em História pela PUC-GO, Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE-MG), mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da CAPES. Professor em regime de contrato especial da Universidade Estadual de Goiás. Lecionou até o presente momento: Filosofia, História Econômica, Metodologia da Pesquisa Histórica I, Epistemologia das Ciências Humanas, Teoria da História I, Teoria da História II e História e Cultura Afro-Brasileiras. Atualmente exerço a função de coordenador do curso de História da UEG/UnU-Iporá. Áreas de pesquisa e interesse: cultura popular, fenômeno religioso, teologia da libertação, educação popular, juventude, história intelectual e marxismo.
Publicado
2011-04-21
Como Citar
Parreira Proto, L. V. (2011). História dos Conceitos: fundamento teórico-metodológico para construção da historiografia. Revista Espaço Acadêmico, 11(122), 74-81. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12749