As Forças Armadas Bolivarianas: povo em armas?
Resumo
O presente trabalho busca contextualizar, através de um levantamento histórico, a noção de pueblo en armas em voga na Venezuela atualmente para tratar da inserção dos militares na chamada Revolução Bolivariana, bem como da imanente militarização dos civis dentro desta perspectiva revolucionária. Através desta contextualização e do levantamento do que seria a idéia de pueblo en armas dentro das esferas oficiais do governo, busca-se entender qual é a nova configuração das Forças Armadas na Venezuela e levantar seus pontos passíveis de críticas tanto quanto aqueles que se demonstram interessantes para a construção do Socialismo no Século XXI. Para além de qualquer pretensão em exaurir o tema, o intuito maior deste texto é fomentar o debate sobre o assunto, que tem dado mostras claras de ser de indispensável estudo para àqueles que anseiem compreender a configuração socio-política da Venezuela Bolivariana.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.