Concentração de metais em sedimentos na bacia hidrográfica do município de Umuarama (PR)

  • Maria Estela Casale Dalla Villa UNEMAT
Palavras-chave: meio ambiente, pH, análise química, espécies metálicas.

Resumo

Os sedimentos desempenham um papel fundamental em ecossistemas aquáticos, já que são capazes de acumular e remobilizar contaminantes. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os teores de metais em 4 pontos da bacia hidrográfica do córrego Pinhalzinho II no município de Umuarama no noroeste do Paraná, bem como, comparar os valores obtidos com os valores de pH, já que pequena alteração no pH pode aumentar a mobilidade e a toxicidade do metal. As coletas foram sazonais no decorrer de um ano. Foram detectadas nas amostras os elementos Cu, Zn , Mn e Fe, os quais estão abaixo dos limites do Canadian Environmental Quality Guidelines (EQGs). Os resultados desse trabalho parecem ter correlação direta com a constituição da área em estudo e apontam para necessidade de um monitoramento da concentração de espécies metálicas nessa bacia, já que muitos desses elementos estão sob ambiente de pH ácido, podendo aumentar sua toxicidade e ser remobilizados para coluna d’água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Estela Casale Dalla Villa, UNEMAT
Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2006). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010).
Publicado
2011-08-07
Como Citar
Villa, M. E. C. D. (2011). Concentração de metais em sedimentos na bacia hidrográfica do município de Umuarama (PR). Revista Espaço Acadêmico, 11(126), 127-135. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12941