Concentração de metais em sedimentos na bacia hidrográfica do município de Umuarama (PR)
Resumo
Os sedimentos desempenham um papel fundamental em ecossistemas aquáticos, já que são capazes de acumular e remobilizar contaminantes. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os teores de metais em 4 pontos da bacia hidrográfica do córrego Pinhalzinho II no município de Umuarama no noroeste do Paraná, bem como, comparar os valores obtidos com os valores de pH, já que pequena alteração no pH pode aumentar a mobilidade e a toxicidade do metal. As coletas foram sazonais no decorrer de um ano. Foram detectadas nas amostras os elementos Cu, Zn , Mn e Fe, os quais estão abaixo dos limites do Canadian Environmental Quality Guidelines (EQGs). Os resultados desse trabalho parecem ter correlação direta com a constituição da área em estudo e apontam para necessidade de um monitoramento da concentração de espécies metálicas nessa bacia, já que muitos desses elementos estão sob ambiente de pH ácido, podendo aumentar sua toxicidade e ser remobilizados para coluna d’água.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.