Interface entre literatura e filosofia:a pseudonímia como estratégia de criação literária em Kierkegaard

  • Jacqueline Oliveira Leão UFMG
Palavras-chave: Literatura. Filosofia. Kierkegaard. Pseudonímia.

Resumo

Este texto procura analisar o jogo de escrita fabricado por Kierkegaard. Jogo este que constrói, propositadamente, brechas de interpretação, configurando-se o eu da escritura como autor/jogador astuto que lança mão de artifícios escriturais, que se refletem na pseudonímia e na matéria narrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira Leão, UFMG

 

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte - FAFI-BH (1995). Mestre em Estudos Literários, Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2008). Atua como pesquisadora, nos seguintes grupos/projetos de pesquisa: a) Espaços na Literatura Contemporânea, vinculado ao CNPq e coordenado pela Profª Drª Maria Zilda Cury; b) Estudos sobre a obra de Kierkegaard, vinculado ao CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro L. M. Valls. E-mail: jacleao@hotmail.com.

 

 

Publicado
2011-08-25
Como Citar
Leão, J. O. (2011). Interface entre literatura e filosofia:a pseudonímia como estratégia de criação literária em Kierkegaard. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 95-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13004