O “fracasso” da política ambiental: uma leitura teórica

  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: , instituições, debilidade institucional, gestão ambiental

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar a dimensão política da política ambiental como forma de compreender as causas do recorrente fracasso de instituições que atuam nessa área.  Embora, em geral, o problema da vulnerabilidade institucional da política ambiental seja descrito nos termos da estrutura burocrática e arranjos formais, demonstraremos que este problema encontra-se vinculado conflituosamente a dimensões institucionais mais amplas das atuais sociedades ocidentais. Tomando o Estado como instituição central para fins analíticos da política ambiental, destacamos a sociedade e economia capitalistas, a democracia liberal e a cultura política patrimonial como instituições que influenciam diretamente na dinâmica e desempenho da política ambiental. Com isso, julgamentos quanto ao fracasso ou sucesso das instituições ambientais também devem estar sujeitos a uma interpretação relacional no quadro de distribuição assimétrica de poder social e de interesses que compõem os conflitos sócio-ambientais. Como bem parece ilustrar a experiência geral da política ambiental, a funcionalidade sistêmica de uma instituição pode alcançar a melhor performance em um desempenho organizacional próximo do fracasso institucional, entendido em seu sentido formal. Nesse sentido, a gestão ambiental pode ser interpretada também como a gestão de um fracasso muitas vezes necessário para a sustentabilidade da sociedade capitalista.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Mestre em Política e Planejamento Governamental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Administração da Universidade  Estadual de Londrina.

Publicado
2011-06-01
Como Citar
Borinelli, B. (2011). O “fracasso” da política ambiental: uma leitura teórica. Revista Espaço Acadêmico, 11(124), 130-137. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13044