Temas transversais e o trabalho com projetos: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
Esse artigo discute uma experiência pautada na estratégia de projetos e nos temas transversais, desenvolvida pelos autores junto a crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Baseada na perspectiva da complexidade, a prática relatada busca integrar os conhecimentos escolares aos conhecimentos do cotidiano dos(as) alunos(as), em um trabalho interdisciplinar que deixa de lado a hierarquização dos conteúdos e o cumprimento de programas fechados e pré-determinados. Em seu lugar, a estratégia de projetos permite encarar o conhecimento como uma rede de relações, ao mesmo tempo em que abre espaço às incertezas do trabalho pedagógico. A ênfase nos temas transversais – os quais subsidiam o projeto desenvolvido – objetiva a formação ética dos estudantes, de modo que a intenção é apontar possibilidades de articulação dos conteúdos escolares a diferentes práticas e vivências que, acima de tudo, priorizem o desenvolvimento de princípios éticos, de cidadania, e a formação de sujeitos autônomos, críticos, capazes de participar e conviver democraticamente em sociedade.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.