Temas transversais e o trabalho com projetos: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental

  • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro UNESPAR/Fecilcam
  • Ricardo Fernandes Pátaro UNESPAR/Fecilcam
Palavras-chave: Escola básica. Transversalidade. Estratégia de projetos. Complexidade.

Resumo

Esse artigo discute uma experiência pautada na estratégia de projetos e nos temas transversais, desenvolvida pelos autores junto a crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Baseada na perspectiva da complexidade, a prática relatada busca integrar os conhecimentos escolares aos conhecimentos do cotidiano dos(as) alunos(as), em um trabalho interdisciplinar que deixa de lado a hierarquização dos conteúdos e o cumprimento de programas fechados e pré-determinados. Em seu lugar, a estratégia de projetos permite encarar o conhecimento como uma rede de relações, ao mesmo tempo em que abre espaço às incertezas do trabalho pedagógico. A ênfase nos temas transversais – os quais subsidiam o projeto desenvolvido – objetiva a formação ética dos estudantes, de modo que a intenção é apontar possibilidades de articulação dos conteúdos escolares a diferentes práticas e vivências que, acima de tudo, priorizem o desenvolvimento de princípios éticos, de cidadania, e a formação de sujeitos autônomos, críticos, capazes de participar e conviver democraticamente em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, UNESPAR/Fecilcam
CRISTINA SATIÊ DE OLIVEIRA PÁTARO é Pedagoga, Mestre em Educação (Unicamp) e Doutora em Educação (USP). Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder (UEPR/Fecilcam). Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná - (UEPR/Fecilcam - Campo Mourão). Pesquisa os seguintes temas: Educação e Psicologia Moral; Cognição, afetividade e educação; Infância, juventude e gênero. E-mail: crispataro@gmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro, UNESPAR/Fecilcam

RICARDO FERNANDES PÁTARO é Pedagogo, Mestre em Educação (Unicamp) e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (UEM), Professor assistente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UEPR/Fecilcam – Campo Mourão). Pesquisa os seguintes temas: Escola e Complexidade; Estratégia de Projetos; Ensino-Aprendizagem; Metodologia de ensino e Formação de professores. E-mail: ricardopataro@yahoo.com.br

Publicado
2011-08-17
Como Citar
Pátaro, C. S. de O., & Pátaro, R. F. (2011). Temas transversais e o trabalho com projetos: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 48-55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13132