Teoria Geral dos Sistemas e Dinâmica de Sistemas – Similaridades e possibilidades em Administração
Resumo
Objetiva observar a compatibilidade da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) com a Dinâmica de Sistemas (DS), verificando a aplicabilidade da linguagem soft desta a ambientes organizacionais. Para tanto, utiliza pesquisa bibliográfica como processo prático de coleta de dados; realizando, por conseguinte, a técnica de análise de conteúdo. Verifica a relação entre a Teoria Geral de Sistemas, parte integrante da Teoria das Organizações, e a Dinâmica de sistemas, focalizando-se, ao falar desta, na possibilidade de utilização de sua linguagem soft para abordagem de ambientes organizacionais. Conclui que a TGS e a DS são compatíveis e que a utilização da linguagem soft de Dinâmica de Sistemas para fins organizacionais é possível, possibilitando uma visão mais ampla do funcionamento das mesmas uma vez que permite que os gestores passem a entender melhor os relacionamentos e feedbacks que influenciam a estrutura e os processos da organização sob um ponto de vista mais profundo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.