Cinema, emoção e análise sociocultural: reflexões sobre uma didática de uso do filme em situações de ensino e pesquisa

  • Alexander Martins Vianna UFRRJ
Palavras-chave: Cinema, Análise Social, Cultura

Resumo

Este artigo demonstra a necessidade de distinguir metodologicamente as implicações de uso de filmes cinematográficos como recursos didáticos e como fontes para a análise social e estudos culturais, insistindo na importância de se entender sua forma e sentido específicos de propor visões de agências causais, temporalidade e emoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Martins Vianna, UFRRJ
Possui graduação em História pela UFRJ. É mestre e doutor em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. As suas áreas preferenciais de atuação são: História Moderna e Contemporânea, História do Pensamento Político e Teoria e Metodologia em História. Em História Moderna, trabalha basicamente com as ferramentas analíticas da História Social da Cultura, com ênfase temática em concepções e práticas políticas, cultura letrada cortesã, lógicas institucionais e dinâmicas de distinção social do Antigo Regime. Deve-se destacar também que o pesquisador vem desenvolvendo um cuidadoso trabalho a respeito dos tropismos protestantes contra a idolatria nas peças teatrais shakespeareanas. Em História Contemporânea, interessa-se principalmente pelas questões relativas à crise e à crítica do universalismo civilizador ocidental que, no mundo pós-Guerra Fria, adquiriram um teor marcadamente essencializante da cultura, que se manifesta tanto na forma de se justificar a afirmação agressiva de fronteiras sociais, políticas e institucionais quanto na forma de se criar modelos de interpretação de áreas geopolíticas. Em Teoria e Metodologia da História, o pesquisador tem interesse na análise da virada crítica da História Social Francesa através da micro-história barthiana e da história social dos modelos culturais, tendo como parâmetro de enquadramento institucional deste debate a revista Annales (ESC e HSS) das décadas de 1980 e 1990.
Publicado
2011-07-12
Como Citar
Vianna, A. M. (2011). Cinema, emoção e análise sociocultural: reflexões sobre uma didática de uso do filme em situações de ensino e pesquisa. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 41-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13223