Globalização e Subjetividade: apontamentos sobre os modos de subjetivação na atualidade e suas implicações educacionais
Resumo
Através da abordagem sociológica, centrada nos trabalhos do autor português Boaventura de Sousa Santos e de reflexões psicanalíticas acerca do contexto atual, este artigo busca articular as mudanças tecnológicas, políticas e sociais presentes em nível global, aos fenômenos subjetivos emergentes, cujas manifestações se fazem presentes na clínica do sofrimento psíquico. Nota-se que a configuração da sociedade contemporânea, marcada pelo paradigma da visibilidade e pelo imperativo do consumo, favorece o surgimento de quadros psicopatológicos centrados na estética e na performance, no entanto, as condições proporcionadas pela globalização também abrem inúmeras possibilidades de subjetivação para além das fronteiras antes impostas ao homem, cuja existência limitava-se a restrita experiência local, gerando novas demandas e possibilidades à prática educacional.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.