Metodologia para aferimento de potencialidade turística: um estudo de caso

  • Joélcio Gonçalves Soares Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
  • Poliana Fabíula Cardozo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/ Irati-PR
Palavras-chave: Avaliação de potencial turístico, planejamento turístico, localidades receptoras.

Resumo

Este trabalho tem como intuito apresentar o estudo que foi desenvolvido no município de Rio Azul – PR, o qual teve por objetivo avaliar seu potencial turístico, por meio da aplicação da matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras de Almeida (2006). A pesquisa se deu em duas etapas, com metodologias diferentes. Na primeira ocorreram as pesquisas de gabinete, com a busca de bibliografia pertinente, para dar embasamento à pesquisa; a segunda foi em campo, onde ocorreu a aplicação dos formulários de avaliação propostos pela matriz de avaliação. Os resultados alcançados apontam a comunidade com potencialidade turística baixa, tendo em vista as deficiências apresentadas, que refletem a atividade turística incipiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joélcio Gonçalves Soares, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Mestrando em Gestão do Território no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Bolsista CAPES; Bacharele em turismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO; Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Azul-PR (Gestão 2011-2012).
Poliana Fabíula Cardozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/ Irati-PR
Doutoranda em Geografia, Universidade Federal do Paraná-UFPR - Brasil / UniMainz, Alemanha; Bolsista CAPES PDEE. Bacharel e mestre em turismo (Unioeste/UCS). Docente e pesquisadora continuada do curso de turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Irati-PR.
Publicado
2011-09-30
Como Citar
Soares, J. G., & Cardozo, P. F. (2011). Metodologia para aferimento de potencialidade turística: um estudo de caso. Revista Espaço Acadêmico, 11(128), 171-179. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13378