República representativa, pluralismo e sistema social e institucional de checks and balances em 'Os artigos federalistas'

  • Raquel Kritsch Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Federalistas, teoria política, história do pensamento político, teoria do Estado.

Resumo

O objetivo deste artigo é introduzir ao leitor o pensamento político de J. Madison, A. Hamilton e J. Jay, mais conhecidos como os autores de Os artigos federalistas, texto que marcou o debate em torno da promulgação da Constituição norte-americana de 1787. Para tanto, apresenta-se os termos básicos da disputa entre os federalistas e os defensores da confederação, procurando explorar os argumentos dos primeiros acerca da maior eficácia da União em relação a questões como segurança, controle do facciosismo, garantia da liberdade dos indivíduos, separação de poderes, entre outros temas relevantes. Procura-se explorar sobretudo o papel de um sistema tanto institucional quanto social de checks and balances para a garantia do governo constitucional de tipo republicano, fundado na representação política e na soberania popular, e seu papel na preservação da liberdade dos cidadãos. Para os autores, a modernidade política se distingue por impor, acima de tudo, o pluralismo: de opiniões, de interesses, de partidos, de níveis de governança, de administração dos poderes do Estado, etc. O desafio consiste, portanto, em encontrar uma engenharia social e política capaz de fornecer aos conflitos sociais e individuais um ponto de equilíbrio e uma regra de equidade.

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Biografia do Autor

Raquel Kritsch, Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Ciências Sociais CLCH - UEL http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4768536U6
Publicado
2011-05-28
Como Citar
Kritsch, R. (2011). República representativa, pluralismo e sistema social e institucional de checks and balances em ’Os artigos federalistas’. Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 74-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13505
Seção
Clássicos da Política - Textos Didáticos-Pedagógicos