Adaptação individual nas organizações e a possibilidade de intervenção pelo psicodrama pedagógico

  • Ivan Fortunato UNESP
Palavras-chave: Psicodrama. Administração de Recursos Humanos. Gestão de pessoas. Adaptação individual. Matriz de identidade.

Resumo

Nesse artigo, fruto da observação direta em diversas organizações e do relato de várias sessões de Psicodrama conduzidas nos últimos quatro anos, busca-se uma sistematização teórica a partir da hipótese de que é possível alavancar a adaptação de um indivíduo em uma nova organização e/ou uma nova equipe. Acredita-se que, a partir do referencial de desenvolvimento humano proposto pela teoria sociodramática de Jacob Levy Moreno, que investiga o sujeito a partir de suas relações, isto é, na ação, a organização formal possui mecanismos para promover a adaptação do indivíduo. Assim, trata-se de um ensaio teórico que colima compartilhar a teoria e a prática do Psicodrama organizacional enquanto metodologia de pesquisa qualitativa e ferramenta para promoção da integração indivíduo-empresa, e conclui-se que o Psicodrama é uma ferramenta capaz de promover a integração do indivíduo com a organização e com sua equipe, mas não é única e autoritariamente capaz de solucionar os problemas de inadaptabilidade nas organizações, devendo ser combinada com outras estratégias de gestão de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, UNESP
Pedagogo. Mestre em Comunicação. Psicodramatista (Potenciar/Febrap). Doutorando em Geografia (IGCE/Unesp)
Publicado
2011-11-18
Como Citar
Fortunato, I. (2011). Adaptação individual nas organizações e a possibilidade de intervenção pelo psicodrama pedagógico. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 58-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13541