Acidentes de trânsito: as consequências visíveis e invisíveis à saúde da população

  • Marcos Mesquita Filho Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Palavras-chave: Acidentes de Trânsito, Ferimentos e lesões, Consequências de Acidentes, Violência, Causas Externas, Alocação de Custos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir a influência dos acidentes de trânsito na morbidade física e psíquica dos acidentados, nos custos econômicos, sociais e pessoais destes agravos e a repercussão destes eventos na qualidade de vida de suas vítimas. O método foi o da revisão crítica da literatura observando as publicações das bases Medline, Lilacs e Scielo. Constatou-se alta morbimortalidade com 50 milhões de pessoas feridas e 1,2 milhão que morrem por ano em acidentes de trânsito no mundo. Suas lesões atingem preferencialmente a população masculina jovem. Os custos perfazem 518 bilhões de dólares anuais com forte repercussão econômica, social, em saúde e na esfera pessoal. A prevalência dos distúrbios psicológicos pós-acidentes em todos os níveis de gravidade foi alta e duradoura. Inferiu-se que as repercussões desses fatores na qualidade de vida das vítimas deve adquirir grande importância apesar do número reduzido de estudos sobre o tema. É recomendável o investimento em pesquisas, pois a carência de melhores informações pode levar ao desenvolvimento de políticas que não contemplem toda a complexidade do universo dos acidentes de trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Mesquita Filho, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Médico, Professor titular do curso de Medicina; disciplinas de Epidemiologia e de Gestão e Políticas de Saúde. Professor orientador do Mestrado em Bioética e coordenador do Mestrado em Saúde Coletiva. Mestre em Epidemiologia pela UNIFESP e doutor em Saúde Pública pela USP.
Publicado
2011-09-21
Como Citar
Mesquita Filho, M. (2011). Acidentes de trânsito: as consequências visíveis e invisíveis à saúde da população. Revista Espaço Acadêmico, 11(128), 148-157. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13630