Mapas conceituais como instrumentos de avaliação em uma disciplina de Física no curso de Engenharia de Produção
Resumo
Neste artigo relatamos uma experiência bem sucedida de ensino na disciplina de Física Aplicada I do curso de Engenharia de Produção da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação. O trabalho foi desenvolvido a partir das dificuldades percebidas no uso de operações matemáticas referentes a conteúdos do Ensino Médio e no entendimento de alguns conceitos físicos. Percebemos ao longo da proposta certa dificuldade inicial na construção dos mapas, dificuldade esta que foi sendo superada ao longo do projeto. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.