Mapas conceituais como instrumentos de avaliação em uma disciplina de Física no curso de Engenharia de Produção

  • Wilson Leandro Krummenauer Faculdade Porto-Alegrense (FAPA)
Palavras-chave: Mapas conceituais. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência bem sucedida de ensino na disciplina de Física Aplicada I do curso de Engenharia de Produção da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação. O trabalho foi desenvolvido a partir das dificuldades percebidas no uso de operações matemáticas referentes a conteúdos do Ensino Médio e no entendimento de alguns conceitos físicos. Percebemos ao longo da proposta certa dificuldade inicial na construção dos mapas, dificuldade esta que foi sendo superada ao longo do projeto. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Faculdade Porto-Alegrense (FAPA)
Graduado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em Ensino de Física pela UFRGS. Atualmente é professor assistente da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).
Publicado
2012-01-02
Como Citar
Krummenauer, W. L. (2012). Mapas conceituais como instrumentos de avaliação em uma disciplina de Física no curso de Engenharia de Produção. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 138-144. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13681