Degradação ambiental e consciência da história efeitual: contribuições de Hans-Georg Gadamer ao diálogo intergeracional

  • Haide Maria Hupffer Universidade Feevale
Palavras-chave: Hermenêutica Filosófica, Consciência Histórica, Meio Ambiente, Solidariedade Intergeracional.

Resumo

O presente estudo examina o princípio da história efeitual elaborado por Hans-Georg Gadamer e a formação de uma consciência hermenêutica sobre a degradação ambiental ancorada no diálogo hermenêutico intergeracional. Apresenta, sob uma perspectiva gadameriana, que o conceito de história efeitual ganha iluminação ao mostrar que a tradição histórica ancorada na relação de poder do homem sobre a natureza tem algo a dizer. Esse dizer da tradição histórica reflete a sociedade de risco e convoca o ser humano a pensar refletivamente sobre as consequências de seus atos. Assim, o compreender gadameriano favorece a concretização do princípio da solidariedade intergeracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale
Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. Doutora em Direito. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Desenvolvimento na Universidade Feevale.
Publicado
2011-11-21
Como Citar
Hupffer, H. M. (2011). Degradação ambiental e consciência da história efeitual: contribuições de Hans-Georg Gadamer ao diálogo intergeracional. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 109-119. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13722