Clusters empresariais: uma alternativa às empresas após o processo de incubação para a manutenção de sua competitividade
Resumo
As incubadoras de empresas foram criadas com o propósito de auxiliar os empreendedores na concretização de seus negócios e a constituição de empresas. Buscam prepará-los disponibilizando serviços e recursos necessários desde o início de suas atividades, afim de que seus negócios possam torna-se competitivos e prosperarem no mercado. Estas entidades representam um ambiente de apoio e proteção, que pode fazer a diferença entre um negócio qualquer e um negócio destinado ao sucesso. No entanto, há um tempo que é destinado para que os empreendimentos possam permanecer nas incubadoras de empresas e após este período são considerados como graduados e não contam mais com a proteção de sua incubadora de origem, estando sujeitas aos desafios do mercado e a competitividade entre as organizações. Desde modo, os clusters empresariais seriam uma alternativa para as empresas recém liberadas da incubara adotarem, para poderem manter um associativismo que auxiliassem nestes desafios e é neste contexto que se desenvolve este estudoDownloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.