Discursos sobre afetos docentes: uma ortopedia de gênero?

  • Juliana Ribeiro Vargas
  • Rodrigo Saballa de Carvalho
Palavras-chave: Afetos docentes, Gênero, Professoras.

Resumo

O presente trabalho a partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista e dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault tem como objetivo problematizar a naturalização com que os afetos docentes vêm sendo descritos na cena educacional contemporânea e assumidos pelas professoras enquanto um atributo imanente ao profissional da educação. Desse modo, para realizar o intento proposto, a metodologia investigativa teve como inspiração, a pesquisa desenvolvida por Abramowski (2010), a respeito dos afetos docentes e as relações pedagógicas estabelecidas por professores dos anos iniciais de escolas Argentinas. Na esteira de tal pesquisa, foram realizadas vinte entrevistas semi estruturadas com docentes da Rede Pública de Ensino de Porto Alegre, tendo em vista conhecer as concepções de afeto das mesmas e as implicações de seus discursos com o trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula em que atuavam. Através da análise do discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber a operacionalização de certa ortopedia generificada dos afetos docentes, a recorrência de enunciados sustentados por saberes emergentes da psicologia das relações humanas, das pedagogias críticas e dos livros de auto-ajuda para professores que se disseminam no meio educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Juliana Ribeiro Vargas
Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação na Linha dos Estudos Culturais em Educação (PPGEdu/UFRGS).Professora da Rede Municipal de Porto Alegre
Rodrigo Saballa de Carvalho
Pedagogo, Especialista em Gestão da Educação, Mestre em Educação e Doutor em Educação (UFRGS); Professor do Curso de Pedagogia Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Erechim), Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.
Publicado
2011-12-11
Como Citar
Vargas, J. R., & Carvalho, R. S. de. (2011). Discursos sobre afetos docentes: uma ortopedia de gênero?. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 111-117. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13800