Discursos sobre afetos docentes: uma ortopedia de gênero?
Resumo
O presente trabalho a partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista e dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault tem como objetivo problematizar a naturalização com que os afetos docentes vêm sendo descritos na cena educacional contemporânea e assumidos pelas professoras enquanto um atributo imanente ao profissional da educação. Desse modo, para realizar o intento proposto, a metodologia investigativa teve como inspiração, a pesquisa desenvolvida por Abramowski (2010), a respeito dos afetos docentes e as relações pedagógicas estabelecidas por professores dos anos iniciais de escolas Argentinas. Na esteira de tal pesquisa, foram realizadas vinte entrevistas semi estruturadas com docentes da Rede Pública de Ensino de Porto Alegre, tendo em vista conhecer as concepções de afeto das mesmas e as implicações de seus discursos com o trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula em que atuavam. Através da análise do discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber a operacionalização de certa ortopedia generificada dos afetos docentes, a recorrência de enunciados sustentados por saberes emergentes da psicologia das relações humanas, das pedagogias críticas e dos livros de auto-ajuda para professores que se disseminam no meio educacional brasileiro.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.