A Odisséia da Imagem: Freud, Lacan e a Arte
Resumo
Ousando se aproximar de outras áreas do conhecimento, a psicanálise foi também marcada, como atestam inúmeros ensaios psicanalíticos, pelo alto apreço de Freud e Lacan em relação à arte. Um deles, percorrendo as adjacências entre o discurso freudiano, a teoria lacaniana e o mundo artístico, é considerado neste artigo: O Espaço Imanente (Rio de Janeiro: Imago, 1989). Este livro se aventura pelas longas divagações estético-freudianas, revendo as análises sobre o Moisés de Michelangelo, Leonardo da Vinci e a Gradiva de W.Jensen e os comentários de Lacan sobre o quadro de Hans Holbein, Os Embaixadores. Delas, rediscute a concepção de uma psicanálise da arte em torno da cisão entre o concreto, visível ou “externo” (o que existe concretamente na escultura de Michelangelo, na pintura de Da Vinci, no delírio do protagonista de Jensen, no quadro de Holbein), e o mental ou “interno” (o que torna a realidade pensada ou representada). Na contramarcha desta posição, assinala como o externo torna-se, também, condição para que o artista possa criar “internamente”. Insólito na leitura psicanalítica que sustenta, este ensaio agrega ao ar de liberdade que insufla a criação do artista diante de sua obra, traduzindo um aparente rompimento ou descompromisso dos conteúdos artísticos com qualquer ocorrência concreta, a organização física ou imanente dos objetos que se encontram na realidade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.