A Odisséia da Imagem: Freud, Lacan e a Arte

  • Sergio Sklar Uninersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Freud, Lacan, Arte, Psicanálise e Filosofia.

Resumo

Ousando se aproximar de outras áreas do conhecimento, a psicanálise foi também marcada, como atestam inúmeros ensaios psicanalíticos, pelo alto apreço de Freud e Lacan em relação à arte. Um deles, percorrendo as adjacências entre o discurso freudiano, a teoria lacaniana e o mundo artístico, é considerado neste artigo: O Espaço Imanente (Rio de Janeiro: Imago, 1989). Este livro se aventura pelas longas divagações estético-freudianas, revendo as análises sobre o Moisés de Michelangelo, Leonardo da Vinci e a Gradiva de W.Jensen e os comentários de Lacan sobre o quadro de Hans Holbein, Os Embaixadores. Delas, rediscute a concepção de uma psicanálise da arte em torno da cisão entre o concreto, visível ou “externo” (o que existe concretamente na escultura de Michelangelo, na pintura de Da Vinci, no delírio do protagonista de Jensen, no quadro de Holbein), e o mental ou “interno” (o que torna a realidade pensada ou representada). Na contramarcha desta posição, assinala como o externo torna-se, também, condição para que o artista possa criar “internamente”. Insólito na leitura psicanalítica que sustenta, este ensaio agrega ao ar de liberdade que insufla a criação do artista diante de sua obra, traduzindo um aparente rompimento ou descompromisso dos conteúdos artísticos com qualquer ocorrência concreta, a organização física ou imanente dos objetos que se encontram na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Sklar, Uninersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutor em Filosofia (USP), Professor-Adjunto do Departamento de Estudos da Subjetividade Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação-DESF-UERJ), Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor dos seguintes livros: "Espaço Imanente: um estudo psicanalítico sobre a arte em Sigmund Freud e Jacques Lacan" (Rio de Janeiro: Imago, 1989), "Freud e a Técnica" (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992) e "Freud: o interesse científico de uma filosofia inquieta" (org. e autor) (Rio de Janeiro:Revinter, 1996).
Publicado
2011-09-28
Como Citar
Sklar, S. (2011). A Odisséia da Imagem: Freud, Lacan e a Arte. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 113-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13945