Fantástica Loja da Cultura: práticas midiáticas e deontologia capitalista em Zygmunt Bauman

  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo
  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Práticas Midiáticas, Capitalismo, Consumo Midiático, Zygmunt Bauman

Resumo

O presente artigo busca analisar as questões da reprodução material da sociedade em interação com as práticas midiáticas se baseando nos conceitos de Zygmunt Bauman. Relacionando outros autores e vendo os processos culturais atuais, a reflexão se direciona à observação de que as práticas midiáticas atuais funcionam tal como um grande repositório de receitas de vida que se colocam enquanto imperativo nos novos tempos. Imperativo esse que representa uma deontologia capitalista, que movimenta a lógica parasitária do Sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Universidade de São Paulo
Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professora dos cursos de Comunicação Social do Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM. É co-autora do livro "Palavras proibidas: pressupostos e subtendidos da censura teatral" e editora da "Revista Anagrama: revista científica interdisciplinar da graduação".
Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade de São Paulo
Professor do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual do Centro Universitário Senac (SP), da Graduação em Rádio, TV e Vídeo do Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM e do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia do IED-SP. É Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e graduado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. É editor executivo da Revista Anagrama - Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Atua nas áreas de Animação Audiovisual (Desenho Animado - Cinema/TV), Estudos do Rádio, Linguagem Midiática (Rádio, Cinema, TV, Vídeo, Impresso e Internet), História do Cinema, Audiovisual, Teoria da Comunicação, Jornalismo & Ideologias Políticas e História do Futebol Argentino
Publicado
2011-08-20
Como Citar
Casadei, E. B., & Venancio, R. D. O. (2011). Fantástica Loja da Cultura: práticas midiáticas e deontologia capitalista em Zygmunt Bauman. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 17-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13957
Seção
DOSSIÊ - ZYGMUNT BAUMAN (Org.: Renato Bittencourt)