Vida Vazia e Consumo Líquido

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Zygmunt Bauman, Consumismo, “Liquidez”, Medo.

Resumo

Neste texto abordamos, a partir das teorias de Zygmunt Bauman, a relação entre vazio existencial, disposição psicológica caracterizada pela perda de sentido da vida, e o fenômeno consumista da era moderna. Defendemos a tese de que o consumismo se manifesta em sua forma mais intensa nos indivíduos assolados por problemas existenciais crônicos como o medo social, as ansiedades, a alienação do ritmo de trabalho, circunstâncias que exigem mecanismos substitutivos para o preenchimento desse desprazer interior.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor do Curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA
Publicado
2011-08-20
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2011). Vida Vazia e Consumo Líquido. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 26-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14029
Seção
DOSSIÊ - ZYGMUNT BAUMAN (Org.: Renato Bittencourt)