Ética Organizacional e percepção de militares brasileiros

  • José Ricardo Honório da Silva Centro Universitário Euroamericano
  • Hermes de Andrade Junior Centro Universitário Euroamericano
Palavras-chave: Ética Organizacional, Hierarquia, Militares, Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a percepção de militares da Força Aérea Brasileira (FAB), caracterizada como instituição total, no tocante ao comportamento ético nas relações interpessoais. Questões sobre o código de ética militar, a cultura organizacional e o comportamento individual condizente foram estudadas mediante pesquisa de campo, ainda que de natureza exploratória, para a construção de escalas válidas de uma dissertação de mestrado, onde levantou-se dados de nove militares da FAB, escolhidos aleatoriamente dentre os que compõem a guarnição de aeronáutica em Brasília-DF, Recife-PE, Belo Horizonte-MG e São Paulo-SP e tidos como representantes do estamento militar nos critérios de representação social.

A análise dos questionários permitiu a inferência de uma homogeneidade na percepção dos militares de diversos níveis hierárquicos a respeito da ética na instituição e mostrou que a cultura organizacional militar exerce grande influência sobre os comportamentos e atitudes individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Honório da Silva, Centro Universitário Euroamericano
Mestrando de Administração do Centro Universitário Euroamericano.
Hermes de Andrade Junior, Centro Universitário Euroamericano

Professor do Curso de Mestrado em Administração do Centro Universitário Euroamericano e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do mesmo Centro Universitário.

Publicado
2011-12-13
Como Citar
Silva, J. R. H. da, & Andrade Junior, H. de. (2011). Ética Organizacional e percepção de militares brasileiros. Revista Espaço Acadêmico, 11(132), 68-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14067