Entre impuros e estranhos: o pensamento de Zygmunt Bauman e a lógica escolar do ensino médio

  • Adriano Machado Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Palavras-chave: Juventude – Ensino Médio – Zygmunt Bauman – Impuro - Estranho

Resumo

No presente ensaio teórico, os autores buscam nas conceituações do sociólogo Zygmunt Bauman, ferramentas conceituais para a compreensão dos atuais dilemas da escola de ensino médio. A partir de uma leitura sócio-histórica dos determinantes escolares, as categorias do “impuro” e do “estranho” são amplamente exploradas e coadunadas com reflexões educacionais que visam analisar o impacto das narrativas docentes sobre os jovens, na etapa final da educação básica. Como conclusão, os autores apontam para a prevalência de um cenário no qual os docentes prosseguem como representantes instituídos de uma ordem moderna classificatória e estigmatizadora.

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Biografia do Autor

Adriano Machado Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor Assistente, na área de Psicologia da Educação, da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2011-08-20
Como Citar
Oliveira, A. M. (2011). Entre impuros e estranhos: o pensamento de Zygmunt Bauman e a lógica escolar do ensino médio. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14099
Seção
DOSSIÊ - ZYGMUNT BAUMAN (Org.: Renato Bittencourt)